As mais de
529 mil redações que receberam nota zero trazem a informação da precariedade do
ensino no Brasil. Esse número nos revela algo que nós, brasileiros, já conhecemos:
a dificuldade dos alunos brasileiros em dissertar, em compreender as propostas de
redação, em desenvolver seu raciocínio lógico e crítico. O zero recebido
pelos alunos em suas redações informa a fraco desempenho dos alunos para
desenvolver o próprio raciocínio, o que nos revela o problema ou o(s) problema(s)
que enfrenta(m) nossos alunos no dia a dia na escola. As fragmentações do ensino,
as avaliações, o pouco espaço da disciplina redação, a falta da leitura, entre
outros, são os problemas que são responsáveis pelo péssimo desempenho do aluno
em concursos, como por exemplo, o ENEM. Essa situação é algo comum, aqui, no Brasil,
contribuindo, assim, para que o país seja um dos piores países em educação, possuindo uma
das piores e mais críticas educações do mundo.
Há muitas soluções
para resolver esse problema, mas a principal é repensar a educação ofertada, pois
as dificuldades dos alunos precisam ser observadas e algumas ideias ficam para
serem pensadas e repensadas,como : o que está acontecendo com o ensino brasileiro?
Qual a principal dificuldade dos alunos para escrever uma redação? O que pode
ser feito para resolver esse problema? Qual a importância da leitura na produção
textual e no desempenho textual do aluno? São muitas as questões e problemas que
precisam ser solucionados e refletidos, o que, pelos acontecimentos atuais, revelam
que é preciso que esses problemas sejam solucionados o mais breve possível ou, então,
a situação irá piorar.
José Miguell Halfitth.
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