Notas "zero" na redação do ENEM nos fazem repensar o ensino ofertado.

                          As mais de 529 mil redações que receberam nota zero trazem a informação da precariedade do ensino no Brasil. Esse número nos revela algo que nós, brasileiros, já conhecemos: a dificuldade dos alunos brasileiros em dissertar, em compreender as propostas de redação, em desenvolver seu raciocínio lógico e crítico.  O zero recebido pelos alunos em suas redações informa a fraco desempenho dos alunos para desenvolver o próprio raciocínio, o que nos revela o problema ou o(s) problema(s) que enfrenta(m) nossos alunos no dia a dia na escola. As fragmentações do ensino, as avaliações, o pouco espaço da disciplina redação, a falta da leitura, entre outros, são os problemas que são responsáveis pelo péssimo desempenho do aluno em concursos, como por exemplo, o ENEM. Essa situação é algo comum, aqui, no Brasil, contribuindo, assim, para que o país seja um dos piores  países em educação, possuindo uma das piores e mais críticas educações do mundo.
              Há muitas soluções para resolver esse problema, mas a principal é repensar a educação ofertada, pois as dificuldades dos alunos precisam ser observadas e algumas ideias ficam para serem pensadas e repensadas,como : o que está acontecendo com o ensino brasileiro? Qual a principal dificuldade dos alunos para escrever uma redação? O que pode ser feito para resolver esse problema? Qual a importância da leitura na produção textual e no desempenho textual do aluno? São muitas as questões e problemas que precisam ser solucionados e refletidos, o que, pelos acontecimentos atuais, revelam que é preciso que esses problemas sejam solucionados o mais breve possível ou, então, a situação irá piorar.
José Miguell Halfitth.

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