O abismo ideológico e a polarização de ideias parecem vencer o bom senso e o respeito no Brasil, país onde a democracia é pautada diariamente nas rodas de conversas ou nas redes sociais. Porém, algumas pessoas que dizem viver para e pela democracia, posicionam-se fervorosamente em prol da própria opinião ou da opinião de um público público. A defesa de ideias extrapola o espaço da liberdade de expressão, promovendo violência, brigas, discórdias, desafetos e uma divisão marcada pelo contraste de ideias. Já basta uma simples conversa ou pergunta, que as discussões começam. Mas a falta de respeito, é claro, não só pertence a um lado, apesar de ser mais potencialmente intenso, mas sim aos dois.
Se de um lado, há as ideias conservadoras, de outro, as ideias liberais. Dentro desse contraste há ainda os que mantêm certa resistência ao conservadorismo e simultaneamente às ideias liberais. O abismo ideológico se configura nesse contraste, levando a nação à fúria e, violentamente, à possíveis discussões calorosas.
Chegamos a pensar se regredimos ou se nunca progredimos. Não seria possível tal regresso diante de possíveis avanços. Por que avançaríamos para posterior regressar ao descalabro e desordem quase total?
Muitas perguntas sem respostas surgem, mas vou deixar vocês analisarem e refletirem. Sei que chegarão à mesma resposta, mas vou deixar a resposta para vocês.
José Miguell Halffitth
Comentários